Kit composto por:
Em Ark Nova, você planejará e projetará um zoológico moderno e cientificamente gerenciado. Com o objetivo final de possuir o zoológico de maior sucesso, você construirá recintos, acomodará animais e apoiará projetos de conservação em todo o mundo. Especialistas e edifícios exclusivos irão ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Cada jogador tem um conjunto de cinco cartas de ação para gerenciar seu jogo e o poder de uma ação é determinado pelo slot que a carta ocupa atualmente. Os cartões em questão são:
CARTAS: Permite que você ganhe novas cartas de zoológico (animais, patrocinadores e cartas de projetos de conservação).
CONSTRUIR: Permite construir gabinetes, quiosques e pavilhões padrão ou especiais.
ANIMAIS: Permite acomodar animais em seu zoológico.
ASSOCIAÇÃO: Permite que os trabalhadores da sua associação realizem diferentes tarefas.
PATROCINADORES: Permite que você jogue uma carta de patrocinador em seu zoológico ou arrecade dinheiro.
255 cartas com animais, especialistas, recintos especiais e projetos de conservação, cada um com uma habilidade especial, são o coração de Ark Nova. Use-as para aumentar o apelo e a reputação científica de seu zoológico e coletar pontos de conservação.
Ark Nova: Mundos Marinhos, uma expansão para Ark Nova, introduz vários novos elementos ao jogo, como animais marinhos que devem ser jogados em novos recintos especiais que devem ser construídos adjacentes à água.
Aproximadamente metade dos animais marinhos são moradores de recifes, e sempre que você adiciona um morador de recifes ao seu zoológico, você ativa a habilidade de todos os moradores de recifes em seu zoológico. Para lidar com a diluição do baralho, naturalmente causada pela adição de mais cartas, todas as cartas do mar apresentam um ícone de onda e, sempre que ele é revelado no visor, você descarta a primeira carta da linha e depois reabastece.
Uma quarta universidade - o registro da raça - está disponível no conselho da associação e, se você a aceitar, reivindica uma das seis universidades especiais da reserva que apresentam um ícone de pesquisa e um dos seis ícones de animais. Ao pegar esse registro, você revela as cartas do topo do baralho e mantém a primeira carta revelada com um ícone de animal que corresponda à universidade escolhida.
Para cada uma das cinco cartas de ação, quatro versões alternativas com um pequeno toque estarão disponíveis. Os jogadores elaboram cartas de ação no início do jogo, substituindo duas de suas cartas de ação padrão por essas novas, aumentando a assimetria no jogo. A ação de construção, por exemplo, pode permitir que você gaste 2 dinheiro uma vez por ação para construir sobre um espaço de água ou rocha, com o lado atualizado da carta permitindo que você faça isso de graça. A ação do animal pode permitir que você ignore uma condição em uma carta de animal que esteja jogando quando tiver a chance de colocar dois animais em jogo, mas jogue apenas um.
Novas peças de bônus e cartas de pontuação final também serão incluídas.
Componentes - jogo base
212 Cartas de zoológico
11 Cartas de pontuação final
12 Cartas de projeto de conservação básico
20 Cartas de ação dupla face (5 por conjunto)
1 Tabuleiro principal
1 Tabuleiro de associação
8 Tabuleiros individuais (zoológicos)
90 Peças de cercados de vários tamanhos
34 Peças de quiosques/pavilhão
12 Peças de cercados especiais
15 Peças de construções únicas
70 Marcadores de dinheiro
20 Peças de Zoológicos parceiros
12 Peças de Universidades
9 Fichas bônus
1 Peça modo solo
20 Filhas X
8 Marcadores de multiplicador
8 Marcadores de veneno
8 Marcadores de constrição
1 Marcador de pausa (peça em madeira)
3 Contadores (peça em madeira)
4 Trabalhadores associados (peça em madeira)
25 Marcadores de jogador (peça em madeira)
Sleeves recomendados - jogo base
255 (63.5 mm X 88.0 mm)
Componentes - Mundos Marinhos
119 cartas (Nota: Incluindo 38 substituições de cartas do jogo base)
Sleeves recomendados - Mundos Marinhos
119 (63.5 mm X 88.0 mm)
120 min
14+ anos
1 a 4 jogadores