Os renomados autores de "The Red Cathedral," Isra e Shei, estão de volta com um novo jogo ambientado no icônico Castelo Himeji, uma das fortalezas mais emblemáticas do Japão moderno.
No ano de 1761, na Província de Harima, o Daimyo Sakai Tadazumi desempenha um papel proeminente como conselheiro no Shogunato Edo, governando a região a partir do majestoso Castelo Himeji, conhecido como a "fortaleza branca." Os clãs locais competem para ganhar o favor do clã Sakai, pois ter influência no Castelo Himeji é de extrema importância, abrangendo desde questões políticas e militares até a gestão dos exuberantes jardins do palácio.
Em "The White Castle," os jogadores assumem o comando de clãs menores e, a cada turno, trabalham arduamente para acumular influência na corte do castelo. A habilidosa administração de recursos e a colocação estratégica dos membros do clã nos locais-chave do Castelo Himeji são fundamentais para alcançar a vitória.
Os talentosos autores do jogo, Israel Cendrero e Sheila Santos, a dupla de designers conhecida como Llama Dice, são responsáveis por vários jogos de tabuleiro de renome mundial, incluindo "The Red Cathedral." A impressionante arte do jogo é obra de Joan Guardiet (conhecido por trabalhos em "La Viña" e "Checkpoint Charlie"), que se inspirou nas tradicionais paisagens japonesas do estilo ukiyo-e para ilustrar a capa e o tabuleiro central.
Os Componentes
Como é comum nos jogos produzidos pela Devir, "The White Castle" vem repleto de componentes de alta qualidade. O destaque principal é o tabuleiro central, que apresenta o Castelo Himeji em todo o seu esplendor. O tabuleiro oferece diversas áreas interativas, como o lago e a área de jardim à esquerda, com suas três pontes. No centro, encontramos a parte interna do castelo dividida em três andares, incluindo a entrada onde as audiências são solicitadas e a sala com mil tapetes. Os cortesãos devem subir até chegar ao círculo mais próximo do Daimyo, no topo da fortaleza. À direita, há os campos de treino, onde os guerreiros treinam com arcos e espadas.
Além disso, cada jogador possui seu próprio tabuleiro pessoal, chamado de "domínio pessoal," onde os membros do clã aguardam antes de se dirigirem ao castelo. Nesse espaço, os jogadores mantêm controle dos alimentos, ferro e madrepérola à sua disposição, bem como do dinheiro e dos selos Daimyo obtidos durante o jogo. Há também um espaço para uma carta de ação ativa e um espaço para as recompensas da lâmpada, onde recursos e prêmios podem ser acumulados.
Tanto o tabuleiro principal quanto o domínio pessoal apresentam belas ilustrações com uma iconografia clara e intuitiva, facilitando as tomadas de decisão dos jogadores. Os componentes de madeira são igualmente notáveis, com detalhes distintos que enriquecem a experiência imersiva. Os diferentes membros do clã podem ser facilmente distinguíveis por suas características: os jardineiros seguram ancinhos e usam tradicionais chapéus de palha, os samurais empunham katanas, e os cortesãos usam túnicas e bonés cerimoniais. Para marcar a ordem dos turnos, cada jogador possui uma garça-real em sua cor, o símbolo do Castelo de Himeji, além de marcadores de pontos de fama e passagem de tempo representados por leques e esferas com emblemas pessoais.
Um elemento adicional a destacar são as três pontes de cartão que podem ser montadas para criar uma dimensão tridimensional no tabuleiro. Essas pontes acomodam os dados que cada jogador utiliza durante seus turnos, desempenhando um papel central no jogo.
A Partida
Você está pronto para expandir sua influência por todo o Castelo Himeji? Em "The White Castle," os jogadores precisam usar com sabedoria os recursos e as ações disponíveis em seus clãs, buscando constantemente as jogadas mais vantajosas. Existem muitas opções e combinações possíveis, mas lembre-se de que há apenas nove turnos por jogador durante toda a partida. Com uma configuração variável, cada sessão de jogo oferece um novo desafio, tornando a tomada de decisões uma tarefa intrigante e desafiadora.
No início do jogo, os jogadores lançam os dados e organizam as peças por cor, alinhando-as em ordem crescente nas três pontes que ficam na margem esquerda do tabuleiro central. Em seguida, os jogadores escolhem um dos dados disponíveis para realizar uma ação. A cor do dado determina quais cartas de ação no castelo podem ser ativadas, enquanto o número do dado influencia a potência das ações em todo o tabuleiro, incluindo no domínio pessoal. Caso os resultados dos dados sejam insatisfatórios, os jogadores têm a opção de gastar moedas para compensar.
No início da partida, os domínios pessoais dos jogadores são preenchidos com membros do clã. Esses clãs podem ser enviados para locais específicos no tabuleiro, desbloqueando pontos de fama e recursos valiosos para turnos futuros. Cada ação requer recursos específicos, como comida para enviar jardineiros ao lago, ferro para treinar guerreiros nos campos de treino e madrepérola para avançar a posição dos diplomatas na corte. Além disso, os jogadores podem visitar o poço Okiku a qualquer momento para obter recursos adicionais sem restrições.
Os espaços no tabuleiro são limitados, o que significa que nem todos os jogadores conseguirão realizar as ações desejadas em todos os momentos. Em jogos com três ou quatro jogadores, a competição pelo controle dos espaços é intensa, mas cada local só pode acomodar no máximo dois dados. Às vezes, a melhor estratégia é bloquear espaços vitais para os adversários com números mais altos nos dados.
"The White Castle" também pode ser desfrutado no modo solo, seguindo o padrão de desaf
io dos jogos desenvolvidos pela Llama Dice. O modo "Visita ao Clã Tokugawa" possui um baralho próprio que orienta as ações da IA, oferecendo três níveis de dificuldade para ajustar a experiência de jogo de acordo com a preferência do jogador.
Sleeves recomendados
73 (45.0 mm X 68.0 mm)
4 (57.5 mm X 89.0 mm)
80 min
12+ anos
1 a 4 jogadores